Socorro sugere que TRE-MA disponha mais urnas na eleição em Timon

Por: Rodrigo Antunes

Segundo a vereadora, durante a votação do primeiro turno em Timon várias pessoas deixaram de exercer sua cidadania devido a falta de organização das sessões.

Socorro sugere que TRE-MA disponha mais urnas na eleição em Timon Professora Socorro em discurso na Câmara de Timon. Foto: Ascom

Na sessão realizada na Câmara Municipal de Timon nesta quarta-feira (17) a vereadora Professora Socorro (MDB) fez um discurso e propôs, na tribuna da casa, um pedido de melhoria do TRE-MA com relação ao processo de votação em alguns colégios de Timon.

Segundo a vereadora, durante o processo de votação do primeiro turno em Timon várias pessoas deixaram de exercer sua cidadania devido a falta de organização das sessões, que aglomeravam de duas ou mais com apenas uma mesa coletora e uma urna.

Com filas imensas e lentidão na hora de votar, muitas pessoas deixaram os locais de votação, sobretudo os colégios Higino Cunha e na UEMA. O caso não é recente. O vereador Anderson Pego (PSD), em aparte durante a fala da vereadora, mencionou que em outros anos as aglomerações eram comuns nos colégios e que em alguns casos chegou a ter até confusão por conta da demora. O temor é que em eleições mais acaloradas, como as de prefeito e vereador em 2020, situações possam ficar mais complicadas.

“Quis trazer esse assunto pra mostrar que na UEMA foi terrível. Cansaço, irritação, tumulto, conflito, não tinha água pra beber nem pra vender do lado fora. E isso porque? Um número excessivo de sessões por urna e só uma mesa coletora. Isso trouxe um descontentamento muito grande e um prejuízo muito grande porque aumentou, inclusive, a abstenção”, disse a vereadora na tribuna.

Após o pedido, a câmara deverá coletar os dados referentes a abstenção nas sessões mencionadas e posteriormente o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão deverá ser acionado para providenciar alterações nos locais de votação dos colégios. Os vereadores analisam até a possibilidade de ir até o TRE-MA buscar melhorias para a situação.

 

 

Sidebar Informações