Vereadora reforça pedido de criação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Timon

Por: Rodrigo Antunes

Em Timon, Socorro sugere que presidente crie a procuradoria para dar mais viabilidade a participação das mulheres na política.

Vereadora reforça pedido de criação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Timon Professora Socorro, sessão na Câmara de Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

A vereadora de Timon, Professora Socorro (MDB) usou seu tempo na tribuna da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (25) para destacar os avanços da mulher na política. Na última semana, Socorro esteve em Brasília conduzindo os trabalhos da executiva nacional de seu partido como vice presidente Nordeste do MDB Mulher.

A parlamentar aproveitou o espaço para reforçar o pedido ao presidente da Câmara, vereador Uilma Resende (PDT), que estabelecesse a procuradoria da mulher na câmara de Timon e pediu ao poder público do município que retornasse a Secretaria da Mulher, criada por ela na época que era prefeita e reduzida a coordenadoria pelo atual prefeito Luciano Leitoa (PSB).
 
O projeto de Procuradoria da Mulher foi sugerido pela vereadora Professora Claudia (PMB) e apoiado por Socorro, que viu o funcionamento da Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados em Brasília.

"É um ponto muito importante para nós, eu fiquei muito feliz com o funcionamento e creio, senhor presidente, e professora Claudia, que estamos esperando que a procuradoria aqui da casa legislativa, venha a se efetivar", sugeriu a vereadora.

Fundo partidário para mulheres

Com as recentes mudanças da reforma política, as candidaturas femininas passarão a receber 30% do financiamento público de campanha para os partidos. Segundo Socorro, os recursos visam dar mais condições de igualdade para as mulheres participarem mais efetivamente na política.


"Não queremos ser mais que os homens, não queremos ser iguais, só queremos condições que nos dê viabilidade de exercer nosso papel na política" disse a professora.

A executiva nacional do MDB, da qual a vereadora é integrante, deliberou estratégia de uso da cota de recursos para as candidaturas femininas no Brasil todo. Com isso o partido pretende aumentar o número de mulheres ocupantes de cargos proporcionais e majoritários.

 

 

Sidebar Informações