Vereadores abrem ano legislativo na Câmara de Timon

Por: Rodrigo Antunes

Oposição aproveitou para cobrar a realização de ações feitas por meio de requerimentos dos vereadores.

Vereadores abrem ano legislativo na Câmara de Timon Vereadores após sessão de abertura dos trabalhos. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

A Câmara Municipal de Timon abriu os trabalhos legislativos de 2018 em sessão solene na manhã desta segunda-feira (05).

A sessão contou com a presença de autoridades locais como do comandante da Polícia Militar de Timon, Coronel Hormann Schnneyder Almeida, secretários municipais, o vice-prefeito João Rodolfo (PC do B) e o prefeito Luciano Leitoa (PSB). Durante a solenidade, os vereadores fizeram uso da palavra e explanaram suas expectativas e alguns planos para o ano de 2018 com relação suas atuações parlamentares.

Apesar da aparente paz, o clima dos discursos deram uma prévia do que deverá ocorrer nos debates da casa este ano, um ano eleitoral. A oposição, representada por 7 vereadores, cobrou a presença do prefeito, que chegou com cerca de uma hora de atraso, e dos secretários o a realização de ações feitas via requerimento dos vereadores para o poder executivo.

Mesa com autoridades municipais de Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

Uma das cobranças foi feita pela vereadora, Professora Socorro (PMDB) que aproveitou a oportunidade para pedir melhorias para as estradas vicinais que dão acesso aos povoados do interior.

“Essa é casa é uma caixa de ressonância, ou seja, aqui os vereadores, independentemente de partido, qual seja a vinculação política, eles escutam diariamente o clamor da cidade pedindo as ações. Fizemos isso o ano inteiro de 2017 e o que a gente percebe é que, de 100% que se pede, vamos dizer que é atendido 20 ou 30% e muitas vezes a gente, sequer, tem uma resposta do que se pede, se vai dar certo, se não vai. Isso foi a tônica do ano passado. E o que a gente espera, aproveitando que o executivo está todo presente, é que isso não se repita. Não é só pela questão de respeito, mas uma questão de operacionalização, de otimização, de resolutividade e dar resultados pras coisas. Eu vejo que é o momento de se encarar com mais compromisso e mais seriedade as ações que são demandadas dessa casa para o executivo”, disse a vereadora.

Vereadora Professora Socorro durante fala na Câmara de Timon. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

Para o prefeito, Luciano Leitoa (PSB), este será mais um ano em que a gestão sofrerá os efeitos da crise econômica que perdura em todo país. O prefeito se defendeu das cobranças alegando insuficiência financeira do município para alguns requerimentos apresentados pelos vereadores. O gestor afirmou que o município tem buscado parcerias com o governo do estado e federal, além de políticos com mandatos que possam destinar verbas para Timon.

“Tem alguns requerimentos que são necessários, mas infelizmente nós temos a questão de uma crise, você só faz se tiver dinheiro. Não adianta um vereador fazer um requerimento pra fazer uma ponte, quanto custa a ponte? Como é a questão do projeto? Já alguns outros requerimentos que são mais fáceis do município poder atender, todos estão sendo atendidos. Agora os de obras estruturantes estamos dependendo da questão financeira, das parcerias que podemos fazer com  Governo do Estado e com o Governo Federal com o propósito de poder atender também o período legítimo de muitos vereadores sobre seus requerimentos”, afirmou o prefeito.

Vereadores durante a sessão de abertura dos trabalhos. Foto: Rodrigo Antunes/45graus

Com um orçamento aprovado pela Câmara de Timon no valor aproximado de R$ 428 milhões, os vereadores cobraram compromisso do prefeito na gestão dos recursos e aplicação de programas.

Clima político

Ficou evidente durante os discursos na câmara o tom que deve nortear muitos debates da casa este ano. Como ano é de eleições, será comum calorosos embates entre oposição e situação. Até mesmo o atraso do prefeito, que chegou cerca de 1 hora após o início da sessão, foi motivo de duras críticas de vereadores oposicionistas.

 

 

Sidebar Informações